Serviços
A
CMN presta os seguintes serviços:
Identificação de culicídeos
A
CMN atende solicitações de identificação taxonômica de culicídeos até o nível de espécie para pessoa jurídica (instituições envolvidas com pesquisa ou controle vetorial e coleções entomológicas). O resultado é fornecido ao solicitante na forma de laudo técnico.
Empréstimo
O material biológico depositado na
CMN pode ser emprestado, com exceção do material tipo que deve ser consultado
in loco. O empréstimo é efetuado apenas para pessoa jurídica (instituições de pesquisa e coleções entomológicas) aos cuidados de profissionais vinculados formalmente à instituição demandante. Os termos do empréstimo, como período de tempo, material biológico disponibilizado e forma de remessa, devem ser acordados entre a curadoria e o solicitante e formalizados na Guia de Remessa de Material Biológico.
Depósito
A
CMN aceita depósitos de culicídeos provenientes de pessoa física e jurídica (instituições envolvidas com pesquisa ou controle vetorial, empresas de estudo de impacto ambiental e coleções entomológicas), após verificação do escopo e da capacidade para a manutenção do material biológico a ser depositado e assinatura do termo de depósito.
Doação
A
CMN realiza doação de material biológico do seu acervo para pessoa jurídica (instituições envolvidas com pesquisa ou controle vetorial e coleções entomológicas). A doação será de até dois espécimes por espécie e estágio evolutivo, desde que não exceda a metade do lote depositado no acervo. Não serão doados espécimes raros, material tipo e espécimes coletados antes de 1990. Antes de formalizar a solicitação de doação, o solicitante deve verificar a disponibilidade do material a ser requisitado no catálogo
on-line ou através de consulta à curadoria.
Permuta
Espécimes do acervo da
CMN podem ser trocados (inclusive parátipos e espécimes raros, desde que seja estratégico para a
CMN) por culicídeos de instituições envolvidas com pesquisa ou controle vetorial, instituições de ensino superior e coleções entomológicas de pesquisa ou institucionais. O material recebido em troca deve ser equivalente quantitativa e qualitativamente. Antes de formalizar a solicitação de permuta, o solicitante deve verificar a disponibilidade do material a ser requisitado no catálogo
on-line ou através de consulta à curadoria.
Consulta
O acervo biológico da
CMN está disponível para consulta
in loco por profissionais formalmente vinculados a instituições de pesquisa e coleções entomológicas. O solicitante deve verificar a disponibilidade dos espécimes a serem consultados no catálogo
on-line antes de formalizar a solicitação.
Consultas sobre as metodologias de preservação, coleta e curadoria estão disponíveis para pessoas físicas e jurídicas. Esta consulta pode ser realizada por e-mail ou carta, ou por meio de visitas técnicas, agendadas, à
CMN. O agendamento das visitas deve ser feito através de uma solicitação de serviço e a data para a visita deve ser marcada para, no mínimo, um mês após a data de solicitação. Ao final da consulta será elaborado parecer ou relatório técnico assinado pela curadoria.
Consultoria
A
CMN oferece consultoria sobre as metodologias utilizadas na organização e manutenção de coleção de culicídeos e curadoria de coleção entomológica, para profissionais formalmente vinculados a instituições envolvidas com pesquisa ou controle vetorial e coleções entomológicas. As consultorias devem ser agendadas com, no mínimo, um mês de antecedência a contar da data da solicitação.
Treinamento
A
CMN oferece treinamento em técnicas de coleta, triagem, montagem, identificação taxonômica e preservação e manutenção de culicídeos, em ambiente de laboratório e campo, para profissionais formalmente vinculados a instituições envolvidas com pesquisa ou controle vetorial e coleções entomológicas. Os treinamentos devem ser agendados com, no mínimo, um mês de antecedência a contar da data da solicitação. Será emitido certificado de conclusão do treinamento aos participantes.
Todos os serviços descritos acima estão disponíveis mediante o preenchimento e envio do
Formulário de Solicitação de Serviços que pode ser obtido junto à curadoria ().