Fiocruz Fale com a Fiocruz Fundação Oswaldo Cruz

CMN • Coleção de Mosquitos Neotropicais

Serviços

A CMN presta os seguintes serviços:

Identificação de culicídeos

A CMN atende solicitações de identificação taxonômica de culicídeos até o nível de espécie para pessoa jurídica (instituições envolvidas com pesquisa ou controle vetorial e coleções entomológicas). O resultado é fornecido ao solicitante na forma de laudo técnico.

Empréstimo

O material biológico depositado na CMN pode ser emprestado, com exceção do material tipo que deve ser consultado in loco. O empréstimo é efetuado apenas para pessoa jurídica (instituições de pesquisa e coleções entomológicas) aos cuidados de profissionais vinculados formalmente à instituição demandante. Os termos do empréstimo, como período de tempo, material biológico disponibilizado e forma de remessa, devem ser acordados entre a curadoria e o solicitante e formalizados na Guia de Remessa de Material Biológico.

Depósito

A CMN aceita depósitos de culicídeos provenientes de pessoa física e jurídica (instituições envolvidas com pesquisa ou controle vetorial, empresas de estudo de impacto ambiental e coleções entomológicas), após verificação do escopo e da capacidade para a manutenção do material biológico a ser depositado e assinatura do termo de depósito.

Doação

A CMN realiza doação de material biológico do seu acervo para pessoa jurídica (instituições envolvidas com pesquisa ou controle vetorial e coleções entomológicas). A doação será de até dois espécimes por espécie e estágio evolutivo, desde que não exceda a metade do lote depositado no acervo. Não serão doados espécimes raros, material tipo e espécimes coletados antes de 1990. Antes de formalizar a solicitação de doação, o solicitante deve verificar a disponibilidade do material a ser requisitado no catálogo on-line ou através de consulta à curadoria.

Permuta

Espécimes do acervo da CMN podem ser trocados (inclusive parátipos e espécimes raros, desde que seja estratégico para a CMN) por culicídeos de instituições envolvidas com pesquisa ou controle vetorial, instituições de ensino superior e coleções entomológicas de pesquisa ou institucionais. O material recebido em troca deve ser equivalente quantitativa e qualitativamente. Antes de formalizar a solicitação de permuta, o solicitante deve verificar a disponibilidade do material a ser requisitado no catálogo on-line ou através de consulta à curadoria.

Consulta

O acervo biológico da CMN está disponível para consulta in loco por profissionais formalmente vinculados a instituições de pesquisa e coleções entomológicas. O solicitante deve verificar a disponibilidade dos espécimes a serem consultados no catálogo on-line antes de formalizar a solicitação.

Consultas sobre as metodologias de preservação, coleta e curadoria estão disponíveis para pessoas físicas e jurídicas. Esta consulta pode ser realizada por e-mail ou carta, ou por meio de visitas técnicas, agendadas, à CMN. O agendamento das visitas deve ser feito através de uma solicitação de serviço e a data para a visita deve ser marcada para, no mínimo, um mês após a data de solicitação. Ao final da consulta será elaborado parecer ou relatório técnico assinado pela curadoria.

Consultoria

A CMN oferece consultoria sobre as metodologias utilizadas na organização e manutenção de coleção de culicídeos e curadoria de coleção entomológica, para profissionais formalmente vinculados a instituições envolvidas com pesquisa ou controle vetorial e coleções entomológicas. As consultorias devem ser agendadas com, no mínimo, um mês de antecedência a contar da data da solicitação.

Treinamento

A CMN oferece treinamento em técnicas de coleta, triagem, montagem, identificação taxonômica e preservação e manutenção de culicídeos, em ambiente de laboratório e campo, para profissionais formalmente vinculados a instituições envolvidas com pesquisa ou controle vetorial e coleções entomológicas. Os treinamentos devem ser agendados com, no mínimo, um mês de antecedência a contar da data da solicitação. Será emitido certificado de conclusão do treinamento aos participantes.

Todos os serviços descritos acima estão disponíveis mediante o preenchimento e envio do Formulário de Solicitação de Serviços que pode ser obtido junto à curadoria ().

© 2022 Coleção de Mosquitos Neotropicais, Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz